PET/CT COM ANÁLOGOS DE SOMATOSTATINA

O que é?

Os tumores neuroendócrinos (TNE) constituem um grupo heterogêneo neoplasias derivadas das células enterocromafins (da crisa neural) que podem ser metabolicamente ativos, com a produção anômala de hormônios neurotransmissores, neuromoduladores e neuropeptídeos. A incidência de TNEs é de 2 casos por 100.00 pessoas, respondendo por 0,5% de todas as neoplasias.
Em razão de sua origem podem ser encontrados em diferentes regiões. Geralmente são pequenos e podem apresentar evolução indolente.

Dentro do espectro dos TNEs estão incluídos os TNEs gastroenteropancreáticos (carcinoides de diferentes localizações, gastrinomas, tumores de ilhotas pancreáticas, insulinomas, glucacogonomas, vipomas, entre outros) os TNE pulmonares (tumores carcinoides típicos e atípicos, carcinoma de pequenas células e carcinoma neuroendócrino de grande células), o carcinoma medular de tireoide e tumores neuroectodérmicos (com destaque para os feocromocitomas e o paragangliomas).

 O PET-CT com análogos da somatostatina (como DOTATATE, o DOTANOC, o DOTATATOC e AlF-NOTA-Octreotida) marcados com 68Gálio ou com 18Fluor é um método funcional com elevada resolução espacial e grande acurácia na identificação e no acompanhamento dos TNE. Diferentes trabalhos atribuem ao PET-CT com análogos da somatostatina (marcados com 68Gálio) acurácia superior a 95% na detecção dos TNEs, resultado bastante superior àqueles obtidos através da cintilografia om análogos da somatostatina (58%) ou da tomografia computadorizada (63%).

Principais indicações clinicas

As principais indicações para o PET-CT com análogos da somatostatina são: estadiamento/reestadiamento dos TNEs, localização do tumor primário oculto, detecção de metástase e de recidivas, avaliação da resposta terapêutica, seleção dos pacientes para tratamento com Octreotide “frio” ou terapia com radioisótopos DOTATATE-Lutécio177 ou Ítrio90. O método fornece também dados de valor prognóstico e possibilita diagnóstico e tratamento personalizados.

Principais contraindicações

Gravidez (absoluta) e amamentação (relativa).

Principais efeitos colaterais

Nenhum efeito adverso agudo ou tardio foi relatado na literatura.
Não há relatos de efeito colaterais ou alergia ao radiofármaco.

Descrição do procedimento

O radiofármaco (análogo da somatostatina marcado com radioisótopo) é administrado por via intravenosa. Após 50-60 minutos da administração do radiofármaco será realiza o exame de PET-CT, iniciando-se com um estudo de tomografia computadorizada (CT) de corpo inteiro (30 segundos, aproximadamente) seguida da obtenção das imagens metabólicas (PET), que em geral dura entre 30 e 40 minutos.

Indicações autorizadas pela ANS (2018)

Cobertura obrigatória de PET-CT Oncológico com análogos de somatostatina para pacientes portadores de Tumores Neuroendócrinos que potencialmente expressem receptores de somatostatina quando pelo menos um dos seguintes critérios for preenchido:

  1. localização do tumor primário;
  2. detecção de metástases;
  3. detecção de doença residual, recorrente ou progressiva;
  4. determinação da presença de receptores da somatostatina;

Como é realizado o exame

O radiofármaco DOTATOC-68Ga (análogo de somatostatina) é injetado na veia do paciente. O paciente permanecerá em repouso por pelo menos 45 minutos. Ao término deste período, o paciente será posicionado no equipamento PET/CT e serão realizadas imagens durante 40 minutos. Podendo ser necessário a realização de imagens adicionais em alguns casos.

Preparo para a realização do exame

Deve ser considerado descontinuar a terapia com octreotide “frio” antes da administração do radiofármaco. Suspender 24 horas para octreotide “frio” de curta ação e 4 semanas para octreotide “frio” de longa ação. 

No dia do Exame:

  • Jejum de 4 horas.
  • Usar roupas quentes e sem botões metálicos.