PET/CT PSMA
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
O PSMA (antígeno de membrana prostática específica) é uma glicoproteína transmembrana hiper expressada no câncer de próstata. A molécula de PSMA radiomarcada tem um extraordinário potencial diagnóstico e terapêutico.
Além do exame analisar a doença na próstata/loja prostática, é possível identificar doença metastática em linfonodos, tecidos moles e osso em apenas um estudo.
Principais indicações do PET/CT com PSMA
- Reestadiamento na recidiva bioquímica (níveis de PSA acima de 0,2 mg/dL após prostatectomia radical/ acima de 2,0 mg/dL após radioterapia pélvica;
- Acompanhamento de resposta terapêutica;
- Diagnóstico e estadiamento – antes do tratamento primário, em pacientes de alto risco/ muito alto risco;
- Planejamento de radioterapia;
- Seleção de pacientes para terapia com radioisótopos ( Ra223 (Xofigo)/ Lu177- PSMA/ Ac225-PSMA).
Duração
É necessário separar pelo menos 4 horas para a realização do exame.
É necessária a permanência do paciente na Medicina Nuclear durante todo o processo.
Como é realizado o exame
O radiofármaco é injetado na veia do paciente.
O paciente permanecerá em repouso por pelo menos 01 hora.
Ao termino deste período, o paciente será posicionado no equipamento PET/CT e serão realizadas imagens durante 40 minutos. Pode ser necessária a realização de imagens adicionais.
OBSERVAÇÃO: Para realizar as imagens no PET, o paciente tem que permanecer imóvel durante toda a aquisição. Frequentemente são solicitadas novas imagens após o término da imagem de corpo inteiro, muitas vezes com diuréticos ou outros medicamentos, conforme o médico nuclear julgar necessário.
Preparo para o exame
Os pacientes que não apresentarem nenhuma restrição a ingestão de líquidos, devem fazer abundante hidratação por via oral com água ou sucos:
- no dia anterior ao exame
- no dia do exame
- no dia seguinte ao exame
No dia do Exame:
- Jejum de 4 horas.
- Usar roupas quentes e sem botões metálicos.
- Trazer uma troca de roupas reserva.